domingo, 15 de fevereiro de 2015

Os Karas , de Pedro Bandeira


OLÁOLÁOLÁOLÁOLÁOLÁOLÁ ! Nããããõ isso não é um refrão de música de carnaval! Isso é o MUNDO DE PEDRO BRANDEIRA!

Muitos que não conhecem, como eu que não conhecia a alguns anos atrás (OBRIGADO GABI MEU AMOR POR ME LEVAR A ESTE MUNDO!), seja bem vindo a, para mim, um dos melhores escritos de livros infanto juvenis brasileiro. Este é Pedro Bandeira, como de praxe vou deixar um breve resumo sobre quem foi ele e sobre sua obra, "Os Karas".



Pedro Bandeira

Nasceu em Santos, SP, em 9/3/1942. Em 1961, para estudar Ciências Sociais na USP, mudou-se para a capital de São Paulo. Atualmente reside em uma chácara na região de Mata Atlântica próximo a São Paulo.

Cursou os quatro anos do antigo "curso primário" em grupos escolares da prefeitura da cidade. Em seguida, o antigo "ginasial" e o antigo "científico" no Instituto de Educação Canadá, do estado.

Desde muito jovem, ainda em Santos, dedicou-se com entusiasmo ao teatro amador sob os auspícios de Patrícia Galvão, a Pagu, e foi por anos parceiro do grande dramaturgo Plínio Marcos. Ao transferir-se para São Paulo, fez teatro profissional como ator, diretor, cenógrafo e trabalhou com teatro de bonecos até 1967, além de dar aulas de Literatura Brasileira e Portuguesa para o Ensino Médio. Trabalhou em televisão em 1963 como apresentador de programas dirigidos para a juvens e, de 1969 a 1984, protagonizou dezenas de comerciais para televisão. Desde 1962, porém, sua principal atividade profissional (aquela que lhe permitia a sobrevivência) foi a de jornalista (redator e editor) e em seguida a de publicitário (redator, diretor de criação e diretor de marketing).

A partir de 1972 começou a escrever histórias para crianças, publicadas em revistas e vendidas em bancas de jornal pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica, até que, em 1983, com a publicação de sua primeira história em formato de livro (O dinossauro que fazia au-au, pela Editora Moderna), passou a dedicar-se exclusivamente à criação de livros infantis e juvenis.

É o autor de literatura juvenil que mais vende no Brasil (10,8 milhões de exemplares até 2009, além de 11,2 milhões adquiridos pelo governo federal para distribuição às bibliotecas escolares).

Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil. É casado com Lia, tem três filhos (Rodrigo, Maurício e Marcelo) e uma porção de netinhos: Melissa, Michelle, Beatriz, Júlia e Érico.


Agora deixarei uma resenha do livro dos Karas, minha experiência lendo este livro. Apenas SENSACIONAL, digo isso pois muitos buscam este tipo de gênero em outros países, sendo que possuímos um ícone dentro de nosso país. Deixo um apelo que somente um dia em sua livraria mais próxima deem uma olhada rápida no conteúdo dos livros. Eles são rápidos de se ler, possuem uma dinâmica e linguagem fácil de se entender. Cada livro possui um tema, um mistério, várias intrigas e reviravoltas do começo ao fim (nossa pareço o cara que anuncia filmes da Sessão da Tarde!)


Os Karas é um grupo secreto formado por cinco adolescentes, Miguel, Calú, Crânio, Magrí e Chumbinho. Todos os personagens são bem construídos e trabalhados, onde a princípio pode parecer um livro para criancinhas, mas acredite, leitores de HP, Narnia, Percy Jackson, dentre outros, acharão estes livros tão bons quanto estas outras séries. 
A ordem dos livros está listada abaixo, seguindo a fonte de origem.


A Droga da Obediência
O primeiro livro da série que é marcado pela entrada do personagem Chumbinho, um garoto abusado que praticamente impõe a sua presença no grupo dos Karas. Nessa aventura os meninos enfrentam um cientista maluco que sequestra crianças para testar uma droga que causa controle mental.
 Pantano de Sangue
Nesse trabalho de Pedro bandeira os cinco garotos do grupo dos Karas enfrentam o crime organizado em pleno pantanal no Mato Grosso. É um tremendo livro para as tardes de domingo.
 Anjo da Morte
O meu livro favorito da série, afinal, não é todo dia em que adolescentes enfrentam racistas que desejam promover algum tipo de revolução nazista no Brasil. Nada pode ser mais The Goonies  do que isso, vocês sabem que Goonies Never Say Die!.
Apesar das piadas, posso dizer que o Anjo da Morte é um livro bem legal.
 A Droga do Amor
Com esse nome sugestivo Pedro Bandeira coloca os meninos dos Karas para enfrentar um vilão que sequestrou um importante cientista que estava no Brasil para falar de uma importante descoberta. Desta vez Magri e Chumbinho vão ter um tremendo trabalho para unir todos os Karas.
 Droga de Americana
O sequestro de Peggy, filha do presidente dos Estados unidos coloca os Karas em uma louca busca de 6 horas para salvar a garota. Quem assume a liderança da equipe diante dessa aventura é Chumbinho que vai ter que provar que sabe coordenar os talentos dos seus colegas em meio a um mundo de vilões.
 Fonte: Garotos Digitais 

E o mais recente livro da série "Os Karas" é o livro :A Droga da Amizade. Ainda não o li, mas minha namorada comprou e diz já estar amando o livro, pois conta o passado da turma, como eles se conheceram. Quando o ler farei uma resenha e o postarei neste vosso canal de midia e cultura!

O Link para os livros estão neste site : Biblioteca Pedro Bandeira, mas fiquem a vontade para procurar em outros sites ou sebos que preferirem.



Digo como um relato, a uns 5 a 6 anos atrás eu quase nunca lia livros, raramente para escola e olha lá, mas minha namorada me apresentou esta série e disse que os professores indicaram os alunos a lerem o primeiro livro da série, "A Droga da Obediência" (e professores leitores deste canal, que isto sirva como fonte para indicarem este livro aos seus alunos mais jovens, ou mesmo pais/tios/primos/whatever!). Ela disse que começou a ler e ler amou e foi comprando toda a série. 

Depois que comecei a ler os livros desta série, fui me aventurando e procurando mais livros com esta temática de mistério e segredos e então, houve o big bang e minha cabeça explodiu!

comecei a ler e ler e hoje, graças a ela e a está série, posso dizer que possuo o vírus de entrar na Saraiva e querer levar TODOS os livros para casa!! AHHHHHHHH QUERIA TER MAIS E MAIS DINHEIROOOO AHHH!!!!


Ufa! Enfim, não desmerecendo os autores de outros países, mas acho que também deveríamos dar valor aos nossos poetas e escritores. E como parte disso, indico tal série a você jovem aprendiz Padawan! LEIA E LEIA E LEIA E LEIA E LEIA, e principalmente, GANHE MUITO DINHEIRO PARA LER LER LER LER LER AHHHH BUMMMM!!!
Um grande salve a todos, ótimo começo de semana a vocês! Gostaria de informar que está chovendo em São Paulo e espero que CHOVA MUITO NA CANTAREIRA NÃO QUERO FICAR SEM ÁGUA! =(

Grandes abraços e FUIIIIIIIIII !


0 comentários:

Postar um comentário